terça-feira, 5 de março de 2013

Empresas inclusivas de Sobral receberão I Selo de Acessibilidade

O Prefeito Veveu entregará na quarta-feira (6), no Palace Buffet, às 19h, o I Selo de Acessibilidade (Padrão Prata) às empresas reconhecidas como inclusivas em Sobral.

Sobral é reconhecida nacionalmente, desde que se tornou pioneira na criação do Selo de Acessibilidade, em dezembro de 2011, através da Lei Municipal nº 1.070. Com a iniciativa da criação do Selo, o Município deu mais um importante passo em suas políticas sociais, estimulando o marketing social nas empresas e estabelecimentos que adotam as normas de acessibilidade. De acordo com o Censo 2010, em Sobral há cerca de 48 mil pessoas com deficiência.

A premiação será entregue aos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, que proporcionam atendimento prioritário e condições de acessibilidade arquitetônica e urbanística a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, o que significa, entre outras medidas: tratamento imediato, assentos adequados, serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual, mental e múltipla; proibição do uso de portas giratórias ou similares como único meio de entrada e saída do público, .

O Selo é representado em três padrões: Ouro (de 8 a 10 pontos); Prata ( 4 a 7 pontos) e Bronze (2 a 3 pontos).

A parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência presta homenagem, nesta primeira edição, com o Selo Padrão Prata, à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Banco Bradesco S/A; Centro de Reabilitação de Sobral; Serviço Social do Transporte, e Serviço Nacional de Aprendizagem do transporte Sest/ Senat.


Nenhum comentário: