O ex-presidente da Executiva Nacional do PT, José Genoíno, assumirá, na próxima semana, mandato na Câmara dos Deputados. Genoíno, cearense de Quixeramobim, assume como suplente do PT no Estado de São Paulo. A vaga é aberta com a renúncia do deputado federal Carlinhos Almeida, que foi eleito prefeito da cidade de São José dos Campos.
Genoino foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e a uma pena de 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, mais o pagamento de R$ 468 mil em multas. A permanência de outros deputados federais, também, no caso do mensalão, assim como a convocação de Genoíno, dividiram opiniões entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O cearense é o primeiro da lista para assumir um posto na coligação formada nas eleições de 2010, segundo dados levantados pela Câmara. O ex-presidente do PT é o segundo suplente da coligação, mas o primeiro, Vanderlei Siraque (PT-SP), assumiu como deputado federal na vaga deixada por Aldo Rebelo, atual ministro do Esporte.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), vem defendendo que Genoino tem o direito de assumir o posto mesmo após o STF ter determinado a perda dos diretos políticos dos condenados no julgamento do mensalão.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:
Postar um comentário