segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FORTALEZA ESTÁ PRONTA PARA O RÉVEILLON DE 2013


Luan Santana fará a contagem regressiva e, após o seu show, entra no palco a dupla Zezé Di Camargo e Luciano
A passagem de ano está quase chegando, e a festa do Réveillon da Solidariedade, que começa, hoje, a partir das 18h, no Aterro da Praia de Iracema, já está com toda a estrutura de segurança, saúde e trânsito preparada para receber as 400 mil pessoas esperadas no evento. Ao todo, mais de dois mil profissionais irão trabalhar durante a programação para garantir serviços de atendimento médico, policiamento e fácil locomoção a todos que comparecerem ao evento.

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atuarão na área promovendo a fluidez no tráfego, fiscalizando e facilitando o deslocamento dos motoristas. As operações serão auxiliadas por servidores da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF). Um total de 172 agentes de trânsito estará no local para dar segurança aos pedestres e controlar o tráfego.

Quem preferir utilizar o transporte coletivo poderá usufruir de ônibus extras, efetivo operacional aumentado e passagens a preços mais baixos. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará 1.500 ônibus, hoje, com passagens no valor de R$ 1,40 a inteira e R$ 0,70 a meia.

Proteção
O esquema de segurança contará com 772 oficiais da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros operando conjuntamente. Além destes, outros 350 seguranças particulares também irão atuar no local.

Serão implantados cinco corredores de segurança de três metros com 15 policiais em cada cruzamento, além de dez torres de observação para auxiliar a visão periférica da Polícia.

A vigilância do Aterro será feita a partir de 50 câmeras instaladas em toda a extensão da estrutura e de uma sala de monitoramento com imagens.

Para atender às possíveis demandas durante a festa, as delegacias no entorno da Praia de Iracema, 2º e 34º DP (Aldeota e Centro, respectivamente) terão reforço de delegados, inspetores e escrivãos.

Além disso, no local, os atendimentos médicos serão realizados no posto que funcionará das 17h de segunda-feira às 6h de terça-feira. A estrutura terá consultório médico, áreas com macas e poltronas para observação e medicação de pacientes, assim como uma sala para procedimentos de urgência. Nove profissionais, dentre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, serão responsáveis pelo atendimento, e o posto será apoiado por uma UTI móvel e duas ambulâncias posicionadas nas proximidades do Aterro.

O Pelotão de Salvamento Aquático da Guarda Municipal estará a postos em seis pontos na orla para prevenir afogamentos e orientar famílias. Os profissionais ficarão distribuídos desde a Barra do Ceará até a Beira-Mar.

O início da festa, que é promovida pelo Governo do Estado e tem o apoio do Sistema verdes Mares, está previsto para as 18h desta segunda-feira e deve terminar às 5h do dia 1º. A programação inclui um total de 17 atrações confirmadas.Quem passou pela Praia de Iracema, ontem, já pôde ver a movimentação para organizar os últimos detalhes da festa que vai marcar o Réveillon 2013 em Fortaleza. Cerca de 170 profissionais trabalharam na montagem dos equipamentos no Aterro.
As pessoas que passaram, ontem, pelo Aterro da Praia de Iracema, puderam conferir os últimos ajustes para o Réveillon da Solidariedade FOTO: MARÍLIA CAMELO

A estrutura impressionou a muitos e aumentou a expectativa de quem pretende participar da festa. A técnica em enfermagem Arlete Batista, que passará o Réveillon no Aterro pela primeira vez, não conseguiu conter a animação. "Estou ansiosa demais. Viemos procurar um ponto estratégico para assistir aos shows, fazer as doações e ficar perto dos banheiros. Estou ansiosa, não vejo a hora de chegar".

Também ansioso pelo evento, o técnico em eletrotécnica Bonifácio Sousa admitiu que está esperando a festa começar para ter uma ideia mais aprofundada de como será o evento, mas avaliou: "Pelo que estou vendo, vai ser tudo de bom".

Estrutura
O palco das apresentações, que possui 15m de altura, 50m de extensão e mais de 600m² de área, estava quase pronto, ontem pela manhã. Camarotes, banheiros e telões já haviam sido montados, assim como os dez postos de arrecadação de alimentos e garrafas de água, que serão doados às cidades atingidas pela seca.

Fonte: VANESSA MADEIRA

Nenhum comentário: